terça-feira, 27 de março de 2018

ULTRASSONOGRAFIA


É notável o crescimento das tecnologias de imagem como auxílio diagnóstico na área da saúde, e isso tem feito a diferença na vida de pessoas e animais. A Medicina Veterinária avança na aplicação desses meios, e através da ULTRASSONOGRAFIA pode oferecer aos animais de companhia inúmeros benefícios. 

Seja no acompanhamento gestacional (pré-natal) para garantir a saúde dos filhotes e da futura "mamãe" e evitar ou prever problemas no parto, ou ainda no diagnóstico de algumas doenças que muitas vezes são invisíveis a uma avaliação tão somente clínica.

As vantagens são inúmeras, mas destacam-se a segurança de um exame não invasivo, a possibilidade de diagnóstico precoce de muitas doenças (inflamações, lesões agudas em órgãos importantes como rins e fígado, infecções e falhas anatômicas, funcionalidade motora, neoplasias internas, etc.) às vezes antecedendo exames laboratoriais convencionais, a coleta de amostras para exames mais complexos que exigiriam sedação ou anestesia, e ainda a alta aplicabilidade clínica das informações obtidas em um único exame. 

O fato de ser facilmente realizado em ambientes variados (consultórios, internações e residências domiciliares) é algo que também pode ser considerado relevante, visto a grande diversidade de situações em que os animais possam se encontrar.

A ultrassonografia deve ser colocada na lista de exames de rotina, principalmente de animais idosos ou acometidos por doenças crônicas, e deve ser encarada como uma ferramenta diagnóstica importantíssima quando solicitada pelo clínico responsável.

Vale ressaltar que a realização de um bom exame ultrassonográfico requer capacitação do Médico Veterinário, já que o resultado é extremamente "operador-dependente", além da utilização de um equipamento adequado para cada tipo de exame, tamanho ou espécie.

Entender a necessidade real da utilização desse tipo de tecnologia acessível na prevenção, diagnóstico, tratamento ou prognóstico de enfermidades, faz parte do conjunto de responsabilidades da posse responsável dos animais de companhia.


Créditos e autorização do autor : Dr. Naelton de Oliveira Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário